Sobre o site
Buscarita é o produto final do trabalho de conclusão de curso de Beatriz Gatti de Castro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), concluído em novembro de 2022 sob a orientação da prof.ª dr.ª Rosana de Lima Soares.
O site utiliza informações de 13 entrevistas realizadas em agosto de 2022 em Buenos Aires, Argentina, além de material bibliográfico referente às Abuelas de Plaza de Mayo e ao Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG), bem como informações do Museo Sitio de Memoria ESMA, do Parque de la Memoria, da Casa por la Identidad e do Archivo das Abuelas. A lista de livros, filmes e documentos consultados durante a produção do projeto pode ser acessada na aba Sobre o tema.
Sobre a autora
Beatriz Gatti é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalhou na produção do podcast Politiquês - Uma crise chamada Brasil, do Nexo Jornal, e como estagiária de redação na editoria Ponto Futuro, do mesmo veículo. Antes, passou pela equipe de comunicação digital da Fundação Osesp e pelas redações das revistas Galileu e Casa e Jardim. Na ECA-USP, foi presidente da Jornalismo Júnior, empresa júnior da universidade, em 2018.
Entrou em contato com o tema do BNDG em abril de 2021, quando descobriu a solução científica que as Abuelas de Plaza de Mayo haviam criado para encontrar os netos desaparecidos durante a ditadura militar argentina. A partir de então, resolveu aprofundar-se no tema e transformá-lo em objeto de seu projeto de conclusão de curso.
Como ajudar as Abuelas de Plaza de Mayo
Clique aqui.
Fique à vontade para me contatar pelo
e-mail beatrizgatti.c@gmail.com ou para compartilhar quaisquer comentários comigo através do campo abaixo.
Obrigada pelo acesso!